Tempo de leitura: menos de 1 minuto
O mercado de trabalho da Sociologia
O campo de trabalho de um cantor é o palco. De um professor é a sala de aula. O do médico é seu consultório, ou o hospital em que atende. Já o do sociólogo é o seu corpo, o ambiente em que está inserido a partir do momento em que acorda e as pessoas que o rodeiam. A sociologia se trata da única profissão na qual o profissional é o próprio estudo, fazendo dela uma das mais importantes e essenciais carreiras dentro da grande variedade que existe nos dias de hoje. O sociólogo se faz eficiente quando está, por exemplo, exercendo seu papel de pai de família, ou até mesmo, em seu ambiente de trabalho, onde em ambas as situações ele encontra-se rodeado por pessoas com os mais variados pensamentos e consegue diferenciar elas por suas atitudes e escolhas, separando-as pelas diferenças e unindo-as, novamente, pelas semelhanças. Este profissional é capaz de analisar cada movimento, fala ou gesto que uma pessoa, ou um grupo com os mesmos ideais, possuem, fazendo uma análise profunda geralmente em poucos minutos, mas que se torna bastante esclarecedora em muitos aspectos.
Oportunidades de trabalho para os sociólogos
Quando se fala em mercado de trabalho para os sociólogos formados, falamos em novas possibilidades de áreas de atuação desse profissional, onde se podem desenvolver atividades no campo da sociedade, política e cultura das massas. No topo da lista de cargos que os sociólogos ocupam na sociedade, está o Licenciado em Sociologia, que pode lecionar nos cursos do ensino Médio e pelo Mestre ou Doutor em Ciências Sociais, habilitado para ministrar aulas e coordenar cursos no ensino superior, além de realizar em universidades, pesquisas de alto nível, que são publicadas e ocupadas pelos demais profissionais do ramo. Há uma preocupação nas escolas e nas faculdades, em ter a disciplina de sociologia como matéria obrigatória, afim de criar uma consciência crítica nos alunos desde cedo, para que cresçam prestando mais atenção nos fatos e decisões corretas a serem tomadas a partir daquele momento. “A empresa faz a ponte entre os conceitos aprendidos e a vida profissional. São desenvolvidas competências de trabalho em grupo e a interação com a sociedade. O aluno tem um diferencial, que começa de sua participação e que depois aumenta com a conquista de valores, experiência e o conhecimento. A missão na verdade é a formação das pessoas.” Esclarece o Professor Doutor Eduardo Eugênio Spers, do Departamento de Economia, Administração e Sociologia.
Além do magistério, que é o principal destino dos sociólogos formados, com uma estimativa de piso salarial girando em torno de R$1.200 por mês, dependendo do estado e da área que está sendo lecionado, os profissionais do ramo podem atuar nas funções da política local, regional e nacional, também nos ministérios, nas instituições sindicais, associativas e patronais, bem como na gestão de empresas públicas e privadas. São chamados, também, para prevenir e/ou remediar conflitos internos de grandes empresas, resolvendo com facilidade os obstáculos que a convivência em sociedade e os diferentes ideais nos conferem. A solicitação de sociólogos em meio aos partidos políticos, ONGs, sindicatos e assessorias de imprensa, cresceu consideravelmente nos últimos anos, sendo que nesses casos, o salário acaba sofrendo modificações e o profissional é mais bem remunerado.
A confecção de livros de Sociologia pode se tornar em ótima opção para os atuantes na área
Outro campo que se pode explorar é o fato de transpor em livros os pensamentos mais profundos que os sociólogos possuem, durante uma vida regada por análises, pesquisas e conhecimento. A renovação de informações é muito importante para qualquer área de estudo que está em constante mudança, já que coisas novas acontecem diariamente e que cada ação possui uma reação, o mundo deve estar preparado para as mais diversas sensações que poderão sentir diante de novidades.
Como se destacaram os principais sociólogos em suas vidas profissionais
Sem a ajuda e a visão crítica dos assistentes sociais, não conseguiremos enxergar com clareza e objetividade os obstáculos e suas respectivas soluções. Sociólogos renomados como Marx, Durkheim e Weber, tiveram êxito em sua vida profissional, aos quais devemos as teorias mais importantes e usadas até hoje nos estudos de sociologia básica. Em resumo, a Sociologia de Durkheim é positivista, a de Marx é revolucionária e a de Max Weber é compreensiva, sendo que uma completa e enriquece a outra, trazendo conceitos fundamentais para os estudos mais profundos feitos nos dias atuais. A verdade é uma só: campo de trabalho para sociólogos é o que não falta. Cada vez mais precisamos compreender os fenômenos que ocorrem ao nosso redor, nas relações que construímos durante um tempo e os conflitos que enfrentamos com os nossos próprios pensamentos. Não é uma tarefa fácil, porém a sociologia está aí para nos ajudar nesses e em muitos outros aspectos da vida em sociedade.
