Sobre Sociologia

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

  • Wanderson

    Olá, primeiramente quero parabenizar pela qualidade dos textos encontrados aqui, além de uma linguagem fácil,os textos são de ótima qualidade e em muito têm me ajudado.Sou pré-vestibulando e procurando um melhor site que abordasse temas de forma geral sobre a sociologia encontrei vocês,Sociologia.Bem, gostaria de saber , se possível, vocês me mandarem material , textos , artigos , qualquer coisa , relacionado à Durkheim e Max Weber.
    De qualquer forma, muito agradecido.
    Até mais,

  • Léa

    Olá, aqui você tem o livro mais famoso do importante percursor Emile Durkheim. O primeiro capítulo apresenta as linhas importantes das regras sociológicas. Boa leitura. Se você tem mais perguntas você pode perguntar-me!

    https://docs.google.com/file/d/0BxHzI5PWrRcCNVJIajFXQTJTTGFEOV9jM2c2UjU2QQ/edit?pli=1

  • Barbara

    Boa tarde Léa , gostaria que aprofundasse um pouco mais sobre Durkheim em relação a frase “temos de considerar fatos sociais como coisas”. Abraço e excelente análise .

  • Léa

    Obrigada Barbara, e desculpa pela resposta com muito atraso… Imagina, um biologista quando estuda as suas moléculas, ele tem uma coisa muito concreta para estudar. Para nos, é quase o mesmo… O problema é que as coisas, podem ser coisas que são ao seu lado (um grupo de jovem, um grupo de mães, etc.) Parece que conheço que seja o grupo de jovem, ou o grupo de mãe, porém, o sociologo tem que conhecer com o aspecto sociologico. O sociologo tem que estudar estes fenomenos como coisas, com muito cuidado, e sobretudo respeitando as regras de metodologia da sociologia. Para saber mais sobre as regras, te aconselho a ler o seu livro “ As regras do metodo sociologico”.

    Abraço