Tempo de leitura: 1 minuto
O estudo da Sociologia
Em seu cotidiano, os sociólogos pesquisam sobre grupos étnicos específicos, como os indígenas, por exemplo, e sobre as classes pelas quais a sociedade é dividida, como os políticos, trabalhadores, esportistas, entre outros. A Sociologia estuda também os gêneros, feminino, masculino, infantil e a violência instalada nas cidades, desde a corrupção, até os crimes mais graves, envolvendo vida e morte dos seres humanos.
Características da Sociologia
A Sociologia não deixa de ser uma disciplina humanística, onde nos oferece a possibilidade de entender a consciência social, formando automaticamente, um espírito crítico em quem a estuda. Ela pode ser usada, também, como função ideológica, refletindo e subsidiando os interesses de uma das categorias sociais, contrariando a ideia de neutralidade e objetividade das ciências da natureza, química, física e biologia, exemplificando. Quando se fala nos principais paradigmas psicológicos, entendemos por funcionalismo, o qual estuda os interesses em comum e faz com que as necessidades em geral da população sejam supridas, o marxismo, que se trata da teoria de conflito, o interaccionismo simbólico, que cuida do caráter das ações sociais, o estruturalismo e a teoria de sistemas.
Conclusão sobre o que estuda a Sociologia
Por fim, a Sociologia é uma ciência que estuda como a sociedade realmente é, em sua essência, e não como deveria ser. Por isso ela se torna tão esclarecedora e eficiente no momento em que as questões mais lógicas são postas à mesa e, mesmo com a obviedade, não conseguimos explicá-las sem a existência de um prévio estudo aprofundado, feito tanto por sociólogos renomados, quanto por pessoas comuns, que criam a consciência sociológica e as colocam em prática, em questões complicadas ou banais do dia a dia.
