Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Após os comentários a respeito dos diversos campos abrangidos pela Sociologia em O que é Sociologia? seguiremos hoje no mesmo rumo, com o objetivo de esclarecer ao leitor todas as áreas de estudo que esta ciência possibilita! Uma modalidade neste vasto campo no qual a sociologia está inserida, é divida em duas partes: Sociologia dos Intelectuais e Sociologia Fenomenológica.
Areas da Sociologia
A primeira estuda a produção do conhecimento e a segunda como ela está sendo passada e entendida pelas pessoas, respectivamente. Seguindo a mesma linha de raciocínio, a Sociologia da Ciência percebe a influência dos fatores externos na evolução da ciência e sua disseminação. Este é um campo muito importante de estudo, tanto para os profissionais do ramo, quanto para os leigos, pelo fato estimular o pensamento em tudo o que rodeia o ser humano e na capacidade de persuasão de algumas pessoas e produtos que estão em jogo. Bem como a Sociologia das Histórias em Quadrinhos, que auxilia no entendimento dos efeitos causados pelos mesmos e, também, os valores culturais que cada um carrega consigo.
Já no lado interior, contamos com a Sociologia da Emoção, para tornar possível compreender o comportamento e as reações que apresentamos (em grande maioria das vezes inesperadas) diante de situações agradáveis ou não, das nossas vidas. Talvez este seja um dos ramos mais complexos e discutidos no meio de tantos outros. Também vinculado aos sentimentos, a fim de estudar a identidade sexual e o que leva o indivíduo a fazer sua escolha sexual, existe a Sociologia das Relações de Gênero.
Também existem algumas áreas da Sociologia que tratam de assuntos ainda mais específicos, em geral, direcionados para autônomos, como a Sociologia Política, a Sociologia Jurídica e a Sociologia Médica. Elas auxiliam na prática da profissão eficiente e competente, levando o profissional a sua realização pessoal, sem deixar que o mesmo apresente réstias de insatisfação.
Também não se pode esquecer da Sociologia da Linguagem, que discute as diferentes formas de se comunicar, suas tradições e história. Assim como a Sociologia da Arte, com a tarefa de descobrir como ocorre a inspiração para que um artista realize uma obra, por exemplo. Estuda sua época e padrões, bem como a Sociologia do Esporte e a Sociologia da Religião, que entendem primeiramente seu contexto e a razão pela qual escolhemos praticar determinadas coisas e acreditar em outras.
Por fim, para compreender melhor as diferenças de vida da população residente nas cidades, com a que vive afastada de centros urbanos, surgem a Sociologia Rural e a Sociologia Urbana, que analisa o comportamento adotado por pessoas de realidades completamente diferentes, apontando um distanciamento gritante no pensamento de uma e na de outra. Dentro disso, a Sociologia da Violência e Criminalidade vem contribuir com a análise da sociedade e das atitudes de quem a representa. Por fim, fazendo relação com os assuntos, os comportamentos racionais e os interesses pessoais, são discutidos pela Sociologia Econômica e a Sociologia Funcionalista, nascida da necessidade de discussão da economia clássica e neoclássica, na visão utilitária dos objetos em questão.
