Modelos de Sociedade para Emile Durkheim

SOCIEDADE / COMUNIDADE. Emile Durkheim descreve os modelos de sociedade 

Segundo Léa Mougeolle, a fim de explanar sobre o assunto, primeiramente o sociólogo trata da solidariedade mecanica. É o mesmo que dizer a “comunidade”. Neste tipo de sociedade, os indivíduos são muito parecidos. Possuem os mesmos valores. No mundo do trabalho, não há especialização. Na consciência coletiva existem as consciências individuais, se não, é possível que se produza uma exclusão social. Se pode ilustrar este modelo por exemplo com os indivíduos que olham uma partida de futebol. Os indivíduos tem as mesmas emoções, possuem a mesma finalidade.

Segundo, Emile Durkheim descreve a solidariedade orgânica, é dizer, a “sociedade”. Neste tipo de sociedade cada individuo é específico. Relaciona esta solidariedade com a imagen dol corpo humano. No mundo do trabalho, neste modelo, os trabalhadores possuem geralmente uma especialização. A diferença é de suma importância. Cada um é livre para ter suas ideias.

Para este sociólogo, a divisão do trabalho é a origem da diferença entre sociedade e comunidade.

Emile Dukheim é famoso também por suas descrições dos tipo de suicídio. Hoje veremos os três tipos de forma sucinta e, em um futuro próximo, trataremos de explicar cada um deles explorando as suas complexidades.

Suicídio Egoísta

Existe o suicídio egoísta, que se explica por uma exclusão a um grupo. O autor do suicídio se guia sozinho para a confecção do ato.

Suicídio Altruísta

Há também o suicídio altruísta, que consiste em una ação engendrada pela interiorização das normas e valores. É uma explicação social.

Suicídio “Anomique”

Por fim, o suicídio “anomique” que se explica por uma instabilidade, quando as regras e as normas não dirigem o indivíduo para o ato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>