As diferenças culturais entre Brasil e França

Tempo de leitura: 5 minutos

Olá, aqui é a socióloga Léa Mougeolle e hoje quero partilhar contigo um artigo um pouco diferente dos que você está acostumado a ler aqui no Portal Sociologia. Muitas vezes, os brasileiros me perguntam sobre quais são as principais diferenças culturais que encontrei entre o Brasil e a França. Com certeza, não vou poder falar de todas. Porém, vou apresentar algumas que, possivelmente, irão te surpreender!

Antes de iniciar o relato, gostaria de deixar claro que nem todos os brasileiros e nem todos os franceses se enquadram no que irei expôr a seguir.

No sistema educativo…

– Na França, não chamamos o professor pelo nome, falamos “o senhor” ou “a senhora”.
– Sobre o fato de tomar cervejas com o professor na França, isso é impensável. O professor não é nosso amigo. Existe uma barreira invisível.
– A maioria dos estudantes e professores chegam e saem na hora certa.
– Não temos no Facebook o nosso professor. O professor muda de nome e sobrenome para não ser encontrado nas redes sociais.
– Um ano de universidade e de mestrado custam, mais ou menos, 1.000,00 reais por ano, na França.

No jeito de falar…

– Geralmente, se pergunto para você no Brasil “Você quer sair comigo sábado?” O brasileiro vai responder “Podemos marcar, sim”, “Vou tentar, sim”, “Seria legal, sim”, etc. O brasileiro não quer dizer inicialmente o “não”. Por isso, vai encontrar um jeito para não falar de maneira direta “Não”. O francês vai falar “Não posso, ponto.” O francês é mais direto em suas respostas que o brasileiro, sim.
– Cumprimentar. Os brasileiros têm o costume de tocar, abraçar as outras pessoas. Um amigo brasileiro cumprimentou uma amiga francesa à maneira brasileira. Minha amiga pensou que ele estava afim dela.

brasil x franca

Na comida…


– Na França, temos o costume beber agua ou vinho com o almoço ou o jantar. Porém, beber refrigerantes não é o nosso costume. Num restaurante, a água (da torneira que se bebe sem nenhum problema) e o pão são grátis porque é o mínimo para sobreviver. Depois da comida, comemos como sobremesa, um iogurte.
– No Brasil, com uma carne, você vai ter arroz, feijão, farofa, etc. Na França, você vai ter só carne e arroz, ou carne e batata, etc.
– Na França, para o intervalo entre 12h00 e 13h00, os franceses tem o costume comprar um sanduiche e comer na rua.
– Os sucos não são naturais. Podemos só encontrar o suco de laranja natural que custaria 15 reais.
– O “petit gâteau” no Brasil se chamaria “Fondant au chocolat” na França, ou seja “fondante ao chocolate”.

curso de sociologia

Nos jovens…

– No Brasil, os brasileiros jovens têm o costume de tirar a sua própria “selfie” e depois colocar no Instagram ou no Fracebook. Na França, um jovem vai tirar “selfie” só com os amigos e colocar no Instagram e Facebook.
– Na França, os estudantes a partir de 21 anos, vive na mesma cidade que os pais deles ou não, mas geralmente moram sozinhos. Muitas vezes, são os pais que os ajudam a pagar o aluguel do apartamento.
– No Brasil, a maioria concorda sobre o fato de que você pode ficar com varias pessoas ao mesmo tempo. Quando duas pessoas querem algo a mais que somente ficar, estas pessoas irão perguntar: Quer namorar? Na França, se você vê duas, três, quatro vezes a mesma pessoa, você já tem um compromisso e não pode ficar com outras pessoas.
– Geralmente, na França, depois de beber álcool, as pessoas não dirigem.

Nos lazeres…

– No Brasil, as pessoas têm o costume passear no final de semana no shopping. Na França, vamos mais à rua. No shopping, na França, não tem um andar especifico para a comida. Não tem muitos restaurantes dentro.
– Não é comum, na França, ter uma festa onde terá, ao mesmo tempo, jovens e adultos. Para um aniversário, por exemplo, um jovem vai festejar, almoçando com a família e pela noite com os amigos.
– Os brasileiros têm o costume de assistir a varias telenovelas. Na França, não tem tantos. Tem principalmente uma, todos os dias, de vinte minutos. A parte disso, não temos o costume assistir novelas.
– Na França, não temos o costume de fazer tanto esporte como no Brasil.
– Os fogos de artificio são proibidos na França porque podem gerar acidentes.
– Para encontrar um amigo, os brasileiros falam 3 vezes que vão se encontrar:
“Podemos sair sábado pela noite?” “Claro, vamos!”
“Amanha, a gente se ve?” “Com certeza!”
“Nos vemos as 20.00, fechado?” “Fechado?”
Na França, uma ou duas vezes são suficientes.

E para terminar, uma questão que muitos devem aguardar…

Os franceses tomam banho?!

curso online de sociologia

Sim, tomamos banho todos os dias! Na época de Louis XIV, ele não tomava banho. Então, usava muito perfume. Porém, hoje, em 2015, os franceses tomam banho todos os dias e colocam também perfume (Mas, não para esconder o cheiro ruim).
Espero que você tenha gostado do artigo. Graças a vocês brasileiros, eu pude ter o prazer de conhecer estas diferenças culturais no Brasil. Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Você gostou deste artigo?
Receba as novidades mais quentes sobre Sociologia em seu email! É GRATUITO.

Sobre Léa Mougeolle

Me chamo Léa Mougeolle e sou uma socióloga francesa que adora escrever e estudar sobre o Brasil. Me graduei na universidade de Bordeaux e finalizei meu mestrado em Paris, na universidade La Sorbonne Nouvelle. É um prazer poder compartilhar conhecimento com você!