Sociologia da educação: “Aprendizagem e curiosidade”, segundo Sir Ken Robinson

Tempo de leitura: 3 minutos

“Revolução na educação”: três palavras proferidas por Sir Ken Robinson em sua palestra no Technology, Entertainment, Design (TED, 2010)

Neste artigo, vamos tratar desta palestra. Vamos nos perguntar quem é Sir Ken Robinson e quais são as principais ideias dele sobre a educação.

 

  • Quem é Sir Ken Robinson?

     

Sir Ken Robinson nasceu em 1950, em Liverpool, nomeado cavaleiro em 2003 por seus serviços à educação, se tornou muito mais conhecido pelo grande público após suas palestras no TED, uma série de conferências sobre assuntos considerados merecedores de serem disseminados, seguindo o slogan da fundação, que é “ideas worth spreading”. Em suas palestras nessa conferência, Robinson demonstrou a importância de mudar o modo com que a educação de jovens vem sendo tratada na atualidade, e o ponto principal de seu discurso é o estímulo da criatividade, que não vem sendo aplicado, segundo o próprio.

 

  • A curiosidade, elemento importante?

     

sociologia da educacaoCuriosidade é o mais importante e o que vem em primeiro lugar. O que pode ser entendido, a partir das palavras de Sir Ken Robinson, é que a educação não pode mais ser vista somente sob o entendimento de transmissão de conhecimento, e sim como instrumento essencial para o desenvolvimento da criatividade e estimulação da curiosidade dos alunos.

O despertar da curiosidade é o primeiro passo para que os alunos se interessem em estudar e descobrir algo novo, em qualquer área. E Robinson demonstra que esse despertar não é estimulado, muitas vezes quando o aluno demonstra sua criatividade ou um modo de pensar diferente, ele é imediatamente “corrigido” por seu professor, por seus colegas, seus pais, ou qualquer outra pessoa que inibe aquele modo de pensar. Os alunos acabam sendo moldados, estimulados não a serem criativos e descobrirem soluções diferentes para problemas diferentes, mas sim a pensarem da mesma forma, seguindo um modelo, que é considerado o correto, transformando o diferente e criativo, em algo errado e que deve ser corrigido.

curso de sociologia

Então, os alunos respeitam os valores e as normas sociais que são valorizados nos grupos sociais nos quais eles pertencem. Se eles não respeitam as normas sociais, os alunos vão receber varias sanções sociais.

 

  • O papel do “educador”

O “educador”, como ele mesmo gosta de ser chamado, expõe o problema da educação linear, e também sobre a conformidade, onde as pessoas acabam se conformando com o modo que as coisas são e vivem a vida simplesmente “seguindo em frente”, como ele mesmo diz, sem pretensão de mudar, nem de melhorar. Ritmo de mudança na sociedade é acelerado, portanto cada vez mais a capacidade criativa é exigida. A criatividade deve ser estimulada, e a revolução citada pelo inglês nascido em Liverpool, se mostra cada vez mais necessária, e até, inevitável.

 

  • Evolução da sociedade e do sistema educativo

Sir Ken Robinson “cutuca” um ponto que já devia ser cutucado há muito tempo. A sociedade muda em uma velocidade cada vez mais rápida, e a educação deve acompanhar essa velocidade. A curiosidade é o mais importante, pois a partir dela as soluções criativas irão surgir. Assim, se mostra mais do que necessário o estímulo da criatividade nas escolas, sendo imprescindível praticar e não temer o procedimento de erros e repetições buscando acertos, assim nosso método de ensino e aprendizagem será melhor e mais adequado a cada dia.

 

A educação de hoje deve ser transformada em outra coisa, é o que diz o autor inglês, e essa transformação deve começar o quanto antes.

Para assistir à palestra na íntegra, clique aqui.

curso online de sociologia

Texto escrito por,
Marcelo Matte

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Você gostou deste artigo?
Receba as novidades mais quentes sobre Sociologia em seu email! É GRATUITO.

Sobre Marcelo Matte

Marcelo Matte é graduado em Direito, adora um bom livro e acredita que a Sociologia demonstra sua importância no momento em que se mostra essencial para reflexões e debates sobre temas que fazem parte do cotidiano da sociedade.