A Influências dos Valores Morais no Respeito às Diferentes Opiniões

Tempo de leitura: 3 minutos

Os seres humanos costumam, muitas vezes, terem opiniões diferentes sobre o mesmo assunto. Essas opiniões podem ser pautadas por experiências próprias, ou marcadas pelo meio em que vivem e a partir de suas influências.
O assunto abordado nesse texto não será o porquê as pessoas possuem opiniões diferentes, mas sim como as pessoas lidam com aqueles que possuem uma opinião diversa da sua.
O modo de lidar com o indivíduo possuidor de opinião diferente não segue um padrão, porém, uma característica pode ser identificada. No momento em que as opiniões diversas são a respeito de um assunto considerado “bobo” ou sem muita importância (se o técnico de um time é bom ou não, se o melhor sabor de pizza é o de calabresa ou bacon), as pessoas costumam ter muito mais tolerância com a opinião contrária a delas, não dando muito importância para o assunto.

No entanto, quando as diferentes opiniões possuem como assunto abordado temas que envolvem valores morais (como aborto, orientação sexual, pena de morte) essa tolerância não é a mesma.

moral
Isso ocorre pelo fato de as pessoas que preferem pizza de calabresa não sentirem nenhum desconforto em fazer amizade com aquelas pessoas que preferem a pizza de bacon, essa diferença não influencia no modo de ver o outro. Não existe um extremista a favor da pizza de calabresa e anti-bacon. Já quando uma pessoa a favor do aborto encontra uma que possui opinião contrária, sendo, portanto, contra o aborto, ocorre um embate que, na maioria das vezes, se torna irremediável. Impossibilitando assim, o convívio entre as duas.

curso de sociologia

As pessoas acabam por evitar a convivência com quem possui opiniões diferentes a respeito de temas sérios. Acham perfeitamente aceitável ser amigo, ou até companheiro de quem possui uma opinião diversa com respeito à comida, porém conviver com uma pessoa que defende de maneira ferrenha a pena de morte, ou que é totalmente contrária, não é algo de fácil aceitação.
Valores morais acabam influenciando o modo de viver dos indivíduos. A partir do pensamento moral as pessoas escolhem seus grupos de amigos, seus companheiros em potencial, até mesmo local onde pretendem viver e construir suas vidas.
O cuidado que deve sempre ser tomado é com relação aos posicionamentos extremistas. Os valores morais muitas vezes são vistos como imutáveis, passando a ideia de que uma vez a favor ou contra algo, então sempre a favor ou contra algo. Enquanto os valores morais forem vistos como inalteráveis os seres humanos vão continuar evitando o diálogo, acreditando não adiantar nada discutir um assunto polêmico com alguém de opinião contrária por crer que o outro nunca irá mudar seu entendimento.
A questão não está em mudar a opinião do outro, mas sim respeitar. Aceitar que as pessoas pensam de forma diferente sobre o mesmo assunto é o primeiro passo para o entendimento. Enquanto isso não ocorrer, continuará esse pensamento de que é melhor evitar a convivência do que buscar o entendimento.
A visibilidade das diferentes opiniões sempre foi vista como motivo de desavenças, porém, na atualidade, essa visibilidade é essencial para que as diferenças de opiniões sejam conhecidas e assim, respeitadas.

 

Texto por,

curso online de sociologia

Marcelo Matte

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Você gostou deste artigo?
Receba as novidades mais quentes sobre Sociologia em seu email! É GRATUITO.

Sobre Marcelo Matte

Marcelo Matte é graduado em Direito, adora um bom livro e acredita que a Sociologia demonstra sua importância no momento em que se mostra essencial para reflexões e debates sobre temas que fazem parte do cotidiano da sociedade.