O que é Sociologia?

Sociologia, o que é?

Já vimos o que a Sociologia estuda, bem como o Surgimento da mesma, mas afinal, o que é Sociologia e qual é a sua importância? É a respeito destes questionamentos que iremos nos debruçar no tópico de hoje, com o intuito de esclarecer ao leitor, também a abrangência desta importante ciência social.

A Sociologia, nada mais é, do que um estudo das relações que os seres humanos fazem durante a vida, sejam elas consistentes ou inconsistentes, que durem anos ou dias, que sejam verdadeiras ou mascaradas. É de seu interesse analisar e verificar o comportamento humano diante das mais diversas situações que ocorrem diariamente, tentando buscar explicações para os fenômenos sociais da vida em comunidade.

Ramificações da Sociologia

Dentro de toda sua complexidade, a Sociologia tem algumas ramificações, que tratam de um setor específico do estudo, podendo assim, facilitar o entendimento das questões. Um dos ramos que esta ciência compreende é a Demografia, que trata da dinâmica populacional humana, o qual tem por seu objeto de estudo, a estrutura, distribuição, dimensão e estatísticas da população.  A partir da década de 70, a preocupação com o meio ambiente só veio a aumentar, tendo uma necessidade maior de estudos que analisassem a situação. Para isso, foi criada a Sociologia Ambiental, que tem ligação nas interações ambientais da vida em sociedade.

Já nas empresas, a análise das relações sociais é muito importante, pois garante um bom relacionamento com os colegas de profissão e seus chefes, trazendo benefícios para quem trabalha e, também, ao consumidor. E, como ter um emprego fixo, hoje em dia, é uma das conquistas mais almejadas entre os indivíduos que compõem o meio social, surge a Sociologia Industrial e a Sociologia do Trabalho, capazes de explicar as mudanças estruturais que houveram com o passar do tempo. A Sociologia da Administração e a Sociologia das Organizações, em suma, garantem que os princípios e teorias sejam colocados em prática corretamente no que tange o ambiente de trabalho.

Conclusão sobre as ramificações da ciência que estuda a sociedade

Até o momento, já é possível se ter de forma clara o que é a Sociologia e uma parte do que ela engloba. A fim de não deixar o artigo demasiadamente extenso, continuaremos abordando sobre as ramificações e abrangência da ciência nas próximas publicações que irão ocorrer no site. As presentes publicações são de imensurável importância principalmente para os estudantes/profissionais que estão procurando, dentro da Sociologia, a área que mais lhes proporciona afinidade. É compreensível que esta, muitas vezes não seja uma conclusão fácil de se chegar. O site Sociologia trabalha a fim de contribuir para que estes indivíduos acertem o rumo a ser tomado. Os desejamos sorte nesta tomada de decisão!

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Você gostou deste artigo?
Receba as novidades mais quentes sobre Sociologia em seu email! É GRATUITO.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>