Afinal, para que serve a Sociologia?

Tempo de leitura: 5 minutos

Como Sociólogo tenho ouvido muito essa pergunta já que a prática de tal profissional para muitos é “abstrata” ou  “uma viagem” como dizem por aí, mas o que leva as pessoas a pensarem dessa forma? A falta de conhecimento sobre a esta Ciência.

Os Sociólogos são formados nos cursos de Ciências Sociais pelo Brasil, que formam também Antropólogos e Cientistas Políticos, sendo reconhecido por lei o cargo de Sociólogo. Estes são profissionais educados para entender como funciona a sociedade através da leitura do comportamento dos grupos sociais, explicando através das diversas teorias existentes ou até mesmo, adequando e em certos casos criando teorias. É preparado para participar e promover discussões de temas variados voltados às relações de poder, econômicas, culturais, politicas e outras, tanto locais como internacionais. Desenvolve atividades docentes do ensino fundamental (no caso do município de Belém no Pará) médio e superior, onde afirmamos motivar a consciência crítica dos alunos, assim como pesquisa de alto nível, que em muitos casos são utilizadas como referencias em politicas públicas, informações sobre comportamento de mercado e outros. O Sociólogo exerce funções voltadas a politica local, regional e nacional, instituições sindicais, associativas, patronais e privadas, tendo como principal empregador deste profissional o serviço público.

emprego-sociologoBem, fora o conteúdo de sala de aula, como esse conhecimento aparece na prática? Você já deve ter percebido que certas doenças se originam fora do corpo humano e para evitá-las é preciso educar pessoas a terem hábitos saudáveis; certos atos infracionais se originam em comportamentos culturais existentes em certos grupos ou classes sociais; que os espaços públicos, habitações, vestimentas, hábitos alimentares e outras são frutos das necessidades humanas que alguns profissionais chamam de tendências do momento, modismo; já deve ter lido sobre as diferenças comportamentais apresentadas entre sociedades que vivem modelos políticos democráticos ou tiranos, ou seja, comportamentos que os seres humanos adquirem para se adaptarem ao meio ambiente, não estou dizendo que sejam facilmente manipuláveis, prova disso são as campanhas publicitárias, lançamento de certos produtos que mesmo bem orquestradas não dão certo não emplacam e são rejeitados. Ou seja, em diversos momentos da vida é preciso conhecer o comportamento dos grupos para se entender melhor a sociedade. É gente, mesmo sem saber, ou sabendo, outras ciências se utilizam do conhecimento produzido por Sociólogos, Antropólogos e Cientistas Políticos.

Mas a dúvida sobre o que faz o Sociólogo atinge os donos das empresas de diversos ramos e tamanhos, por isso muitos deles não contratam Sociólogos e com pouco espaço no mercado de trabalho as pessoas não se interessam pelo curso.

Então vamos à pergunta: Afinal, para que serve o Sociólogo na sociedade?

curso de sociologia

Uma vez que as relações sociais, comportamentos sociais que se estabelecem entre indivíduos ou grupos assumem dimensões diversas, os sociólogos podem atuar em áreas de atividade bastante diferentes:

Na área das empresas e organizações, podem trabalhar, por exemplo, em empresas industriais ou de serviços, intervindo na formação profissional, na preparação de novas formas de organização do trabalho, no planeamento estratégico da empresa, nas estratégias de marketing e relações públicas, nos estudos de impacto das novas tecnologias sobre a estrutura da organização, no recrutamento e seleção de pessoal ou na avaliação de desempenho e análise de funções. Podem ainda trabalhar em empresas de estudos de mercado, entre outras;

Nas autarquias e gabinetes técnicos de desenvolvimento regional e local, os sociólogos podem trabalhar em planeamento e desenvolvimento, participar em projetos de intervenção urbanística e ambiental, em planos de reabilitação urbana, em planos de proteção civil, projetos culturais e esportivos, entre outros;

Os sociólogos que se dediquem à área da cultura, comunicação e esporte podem trabalhar em domínios tão diversos como políticas culturais e gestão do patrimônio cultural, marketing e publicidade, projetos esportivos, comunicação empresarial, entre outros, podendo exercer a sua atividade em empresas tais como, jornais, revistas, empresas de publicidade, museus;

Na área da administração pública central e regional, estes profissionais podem trabalhar em políticas sociais, em projetos de luta contra a pobreza e exclusão social, na reinserção social, em projetos de intervenção em diversas áreas culturais, nas políticas de ensino e administração escolar, nas políticas de saúde e administração hospitalar, nas políticas de emprego, ou na avaliação de projetos, políticas de âmbito social e gestão ambiental entre outros;

Mesmo sabendo que o maior empregador deste profissional é a administração pública espero que os Sociólogos se apodrem de seu principal objeto de estudo e conquiste cada vez mais espaços na iniciativa privada, mas que vá além da docência, e para aquelas pessoas que insistem em dizer que não sabem para que serve a Sociologia, afirmo que as novelas, os filmes, os seriados, as peças teatrais, as literaturas nacionais e internacionais não teriam sentido, já que analisam comportamentos antigos e contemporâneos da sociedade. Como se avaliaria e se pensaria as tendências de diversos modismos comportamentais, como os setores de segurança pública e privada pensariam suas formas de combate a criminalidade e como se criaria processos educativos para se evitar certas doenças causadas por hábitos comportamentais.

É isso aí, a produção e a prática sociológica se faz presente na sociedade e como algumas delas já foram assimiladas pelos indivíduos, os leigos não conseguem perceber.

 

Por,

Mário Nascimento

curso online de sociologia

Sociólogo

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Você gostou deste artigo?
Receba as novidades mais quentes sobre Sociologia em seu email! É GRATUITO.

Sobre Sociologia

Guilherme Scottá trabalha junto com a socióloga Léa Mougeolle para trazer os melhores textos relacionados à Sociologia para você!