Sobre Sociologia

Guilherme Scottá trabalha junto com a socióloga Léa Mougeolle para trazer os melhores textos relacionados à Sociologia para você!

  • danilo

    sempre o trabalhador trabalhar muito por o que recebe e sempre a riqueza ficam com aqueles que ja estão com ela a muitos anos. pois o capitalismo e isso onde os ricos sem muitos esforços ganha a a riqueza que os pobres fazem onde o trabalhador acha que se trabalhar horas extras estar ganhando mais. mas o dinheiro faz com que compre novos produtos onde a cada dia sempre são atualizados e a mídia em suas propagandas dizem que se você não tiver aquele produto você e errado acaba influenciado a moda.

  • Luís Gustavo Cunha

    Segundo Marx, no materialismo histórico e dialético, no mundo capitalista; tudo vira mercadoria. Esse fenômeno ocorre quando o proletário vende sua força de trabalho para o burguês. Nesse contexto ocorre o processo de alienação do trabalhador, que o mesmo não tem a menor a ideia do que ele está produzindo. Consequentemente, haverá um lucro para o burguês que irá comprar mercadorias de alto valor agregado para demonstrar um poder econômico maior para a sociedade. Nesse processo ocorre o conceito de fetichismo, em que a mercadoria muda os polos das relações sociais, pois o burguês terá um carro melhor que o trabalhador e gerará uma impressão maior na sociedade. Esses conceitos são extremamentes explícitos na sociedade contemporânea.

  • Ariany Vieira

    Sinceramente, preciso fazer uma declaração. Durante meu período de estudo no ensino médio eu não sentia nenhuma atração ou interesse pela sociologia, mas hoje, fazendo um passeio pelo site, vejo o quanto perdi nesses últimos anos.

    Percebo que naquele época meus professores de sociologia não conseguiram passar, pelo meno para mim, a importância da sociologia.

    Vocês estão de parabéns!
    Obrigada pelo conteúdo disponibilizado.

  • Alexandre Guimarâes Carvalho

    O que sugere o colunista, que voltemos à Idade Média? Ou seja, se eu quiser ser um artesão, terei que pedir permissão pra uma corporação de ofício? Estamos aqui defendendo a volta dos monopólios? No capitalismo, quando os impostos são baixos, qualquer pessoa é livre de abrir uma loja de artesanato. Eu não quero ter que pedir permissão pra ninguém pra abrir meu negócio. É muito mais justo eu competir e mostrar minha capacidade. E é mais justo para o consumidor, que pode comprar mais barato. Pra terminar, comparem o poder de compra do salário mínimo aqui e o dos Estados Unidos. Tem algum americano imigrando pra cá, mesmo com a crise econômica passada? Tenham dó, Marx já foi refutado por dezenas de pesquisadores, isso é natural em qualquer ciência.