“Diz-me com quem andas e eu te direi quem queres ser”

Tempo de leitura: 3 minutos

Viver em sociedade requer ensinamentos, treinamentos, educação, socialização, o futuro de cada um depende da qualidade do conhecimento oferecido e absorvido pelo individuo. Quem de nós já ouviu ou leu a frase “caso seu círculo de amizades seja formado por pessoas mais espertas que você, mais ricas, mais saudáveis e mais bem sucedidas, há uma grande chance de você se tornar como eles. Por outro lado, caso seu círculo seja formado por pessoas negativas, fofoqueiras e preguiçosas, você terá grandes possibilidades de absorver tal comportamento”. Ou seja, o desenvolvimento pessoal depende de certos fatores e entre eles o ambiente e as pessoas com as quais você se relaciona que podem influenciar toda a sua vida, sendo assim, deve-se escolher melhor com quem passar mais tempo. Acredite, você tem o poder de controlar quem você se torna, inclusive profissionalmente.

Viver em sociedade é participar de sua dialética, todo ser humano tem a necessidade de se identificar com outras pessoas, outros grupos, tribos urbanas. O conjunto de características do grupo em que estamos inseridos influencia na maneira em que nos comportamos em sociedade, para podermos fazer parte de um grupo precisamos nos adaptarmos aos comportamentos exigidos pelo mesmo ou ficamos de fora.

Tudo tem início na família, a socialização primária, onde se interioriza uma realidade aprendida como inevitável. É neste núcleo que se fortalece os valores morais, religiosos, fraternos, solidários e de amor, em muitos casos, define-se a profissão que será exercida no futuro. A socialização secundária, apresenta-se quando, fora do núcleo familiar, inseridos em ambiente escolar, religioso, esportivos e outros, absorvemos outros comportamentos e nos adaptamos. E assim, interiorizamos os valores da vida cotidiana.

O ambiente em que vivemos é importante para a nossa formação e nossas escolhas, recebemos influencias através do meio sóciocultural e econômico, o problema é saber o que se quer o que se objetiva e dá sentido a vida.

curso de sociologia

Todos nós temos potenciais a serem desenvolvidos, precisamos descobrir quais, para tanto é preciso oportunidades e essas dependem de nossas escolhas, sendo assim, as pessoas precisam ser estimuladas, orientadas e preparadas para fazer tais escolhas. O conteúdo da socialização é determinado pela distribuição social do conhecimento, quanto melhor a orientação familiar, mais condições os membros da família terão de descobrir e desenvolver suas potencialidades. É importante experenciarmos ideias diferentes das nossas para termos elementos comparativos que poderão ajudar nas escolhas. Essas são qualidades importantes para o nosso desenvolvimento humano e profissional.

Mas, digamos que você tenha percebido que os membros de sua família não são os melhores conselheiros para o que você procura, assim como os seus vizinhos, seus colegas do colégio, da igreja, enfim, não precisa abandonar a família, os amigos e o seu comportamento por completo, apenas fará adptações naquilo que considerar necessário. Você deve procurar se aproximar de pessoas que estão em sintonia com seus objetivos, haja vista que, a forma como o outro pensa, age, o produto que apresenta a sociedade, sua representação social, pode se tornar significativo para você. Ou seja, o indivíduo se torna o que é pela absorção de comportamento dos outros que considera importante e significativo.

Caso você queira indicar caminhos a um jovem que não definiu uma profissão, o principal mecanismo capaz de manter, modificar e reconstruir a realidade subjetiva é a conversa. Através desta se fala de vários elementos da experiência e coloca-os em um lugar definido no mundo real. A conversa é a força geradora da realidade subjetiva e deve ser continua e coerente, pois, o discurso incompativel com a ação não surte um bom efeito.

curso online de sociologia

Se quisermos expandir nossa aprendizagem, definir profissão, percisamos questionar a forma como pensamos, como vemos o mundo e nossas relações interpessoais, precisamos usar melhor as ferrramentas que os meios de comunicação e a tecnologia disponibilizam.

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Você gostou deste artigo?
Receba as novidades mais quentes sobre Sociologia em seu email! É GRATUITO.

Sobre Mário Nascimento

Mário Nascimento é Sociólogo, Mestre em Serviço Social, Técnico em Gestão Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Pará.