Tempo de leitura: 3 minutos
Quem é Erving Goffman ?
Erving Goffman nasce em 1922 e falece em 1982, foi um sociólogo e linguista canadense. Ele estudou nas universidades de Toronto e de Chicago, chegou na universidade de Chicago em 1945 Em 1958, ele passou a integrar o corpo docente em Berkeley, na universidade da Califórnia. Em 1968, Goffman é professor de Antropologia e Sociologia.

Por que falar sobre ele ?
Erving Goffman é um sociólogo que teve um papel importante na sociologia e mais especificamente no interacionismo. O interacionismo é uma maneira de ver o mundo em função das relações sociais. Então, Goffman é um individuo muito importante na sociologia e nas ciências sociais. Mas, vamos falar dele aqui, também, porque é bastante fácil de encontrar seu nome em trabalhos sobre a Sociologia.
Quais livros ele escreveu ?
Estigma: Notas sobre a Manipulação da Identidade Deteriorada.(1975)
A representação do eu na vida cotidiana (1973)
Asylums: Essays on the Social Situation of Mental Patients and Other Inmates (1968)
Comportamento em Lugares Públicos
Quais são as suas ideias ?
Para ele, o mundo social é como um mundo ao teatro. Na verdade, Goffman, na sua tese mostra que a vida quotidiana é um escenario onde todo o mundo esta na representação, atuando papeis. Para dizer de maneira mais cientifica, as relaçãos interindividuais são comparavéis aos atos de reprensentações teatrais. Uma pessoa no mundo é um ator ao teatro. Segum Goffman, você é uma pessoa na vida, porém, ao mesmo tempo um ator ao teatro atuando um papel. A pessoa pode ser sozinha ou em grupo. Pois, dizemos que o social é composto dos diversos jogos de atores. Então, cada ator reprensenta diferentes papéis. Segum Goffman, você que esta lendo este articulo é um ator numa vida social. Pode ser que você tem que atuar o papel de estudante, de filho, de jovem, de jogador de futebol. Em função destos papéis, você têm diferentes atitudes. Se você é um estudante, você tem que ficar calmo nas aulas, escutar o professor, etc. Ralph Linton define o papel como um “conjunto dos modelos culturais associaso a um estatuto dado.” Então, o papel é composto das atitudes, dos valores e dos comportamentos.
O mundo => O teatro
Você => Um ator
Estudante, trabalhador, filho => Atuante em um papel
Você pode me dar um exemplo mais concreto?
De acordo com Goffman, no teatro cirúrgico, os atores se dedicam inteiramente ao seu papel. Goffman observa o mundo médico do hospital psiquiátrico San Elizabeth de Washington. Ele considera a vida social como um teatro. Então, estabelece uma comparação entre o ator de teatro e o ator social. De acordo com Goffman, o teatro cirúrgico é uma cena onde os atores são particularmente envolvidos no seu papel.
Primeiro, usa o exemplo do cirurgião chefe como ator. Ele apropria-se de ambas as expressões explícitas como linguagem verbal, mostrando uma diferença no status, mostrando a autoridade que ele encarna, imagem severa e tanto expressões indiretas, ou seja, gestos, objetos (“vestido de branco”) e decoração (sala de operações). Este último tenta respeitar a imagem idealizada atribuída, próprios valores sociais valorizados ao seu papel.
A posição hierárquica do cirurgião, sendo mais alta na hierarquia, é sempre levada em conta, tendo em vista que a questão é de vida ou morte para o paciente. Se o líder comete um erro, as consequências podem ser fatais. É importante que ele atenda os erros cometidos pelos outros atores com uma posição hierárquica inferior.
